A SOMBRA

Onde tem luz também tem sombra. Conhecer a alma, também supõe conhecer nossos aspectos sombrios ou obscuros da nossa psique e, uma vez que alguém ouve falar da sombra, já não pode mais negar sua existência. Todos nós somos atacados por nossos próprios impulsos sombrios em nossas mentes ou em nossos atos. Somos possuídos por aspectos negativos da nossa alma, uma vez que todo bem e todo mal perfazem a natureza humana. Em busca dessa alma como um todo e de encontrar o sentido da vida, caminhamos para nossa interioridade, experimentando conhecimentos inéditos.

A sombra refere-se a conteúdos reprimidos como frustrações, omissões, vergonhas, medos, que guardados, tomaram dentro de nós formas negativas e potencializaram-se, sendo refletidos em nossos comportamentos, como atos indevidos ou com proporções indevidas. São as compulsões, “defeitos de caráter”, tidos como comportamentos doentios, que atuam internamente, através de impulsos sem freios, sem limites,sem equilíbrio. E que tantos estragos causam na vida. Agressões, estupidez, atos invasivos, desrespeito a alguém ou a natureza...desde graus leves aos mais altos.

A sombra é escura e misteriosa. E pode ser perigosa. É tudo o que de nós procuramos esconder... artimanhas, estratégias, jogos de relacionamento, tudo o que tenta mostrar o que se deseja que seja visto, em detrimento de que a verdadeira intenção apareça. Alí também está a sombra. O perigo maior está em ignorá-la. Não se pode lutar com a sombra, mas sobre ela pode-se jogar luz. Aí está um grande desafio, confrontar nossos aspectos sombrios e torná-los luz internamente. A consciência do que somos nos humaniza; nos desenvolve.

Integrar a sombra é ficar um pouco mais inteiro, encontrar nosso elo perdido... afinal, só podemos crescer  para o lado que ainda não foi desenvolvido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DUZENTOS ANJOS CAÍDOS E SEUS PREFEITOS

A VIDA É COMO UM DIRIGIR UM CARRO

O QUE CADA UM PODE DAR